Campaña de Transmilenio demuestra que quien se arriesga a no pagar el pasaje juega a perder


Em português: “Qual limite você quer romper? Você está jogando para perder”.

Teniendo en cuenta que en 2023 dos personas murieron intentando subir al Transmilenio en Bogotá, Colombia, sin pagar – una práctica recurrente –, el operador del sistema decidió aprovechar los Juegos Olímpicos de París 2024, que comenzaron a finales de julio y se prolongarán hasta agosto, para lanzar una campaña que desincentive los comportamientos de riesgo a la hora de acceder al transporte.

La campaña subraya que tales comportamientos no solo son irresponsables, sino también ilegales y extremadamente peligrosos.

El concepto de la campaña es mostrar que entrar en zonas no autorizadas o saltarse los torniquetes no convierte a nadie en un atleta olímpico, sino que pone en peligro su integridad. Y recomienda: «Viaja con responsabilidad, tu vida vale más que un billete».

Los gráficos de la campaña son deliberadamente en blanco y negro, para subrayar el aspecto inadecuado de la actitud, y están realizados con fotos reales de intentos de acceso ilegal al sistema. Vea la secuencia a continuación. Publicado el 30 de julio de 2024.

Em português: “Que o único impulso que você tome seja para alcançar suas metas”.
Em português: “Tome um novo impulso para alcançar suas metas”
Em português: “Qual marca você deseja bater? Você está jogando para perder”.
Em português: “Os Olímpicos são em Paris, não se faça de atleta”.
Campanha do Transmilenio mostra que quem se arrisca para não pagar a passagem está jogando para perder

Considerando que em 2023 duas pessoas morreram tentando entrar sem pagar no Transmilenio, em Bogotá, Colômbia – uma prática recorrente –, a operadora do sistema decidiu aproveitar os Jogos Olímpicos de Paris 2024, iniciados no final de julho e que se estenderão até agosto, para desencadear uma campanha de desestímulo de atitudes arriscadas de acesso ao transporte.

A campanha salienta que tais comportamentos não são apenas irresponsáveis, mas também ilegais e extremamente perigosos.

O conceito da campanha é mostrar que entrar por áreas não permitidas ou pular as catracas não transforma alguém em um atleta olímpico, mas coloca sua integridade em risco. E recomenda: “Viaje de maneira responsável, sua vida vale mais do que uma passagem”.

As peças gráficas da campanha são propositalmente em preto e branco, para acentuar o aspecto inadequado da atitude e são produzidas com fotos reais de tentativa de acesso ilegal ao sistema.